02/08/16

"Breakfast at Tiffany's (boneca de luxo)" - Truman Capote

Breakfast at Tiffany's (Boneca de Luxo)
My rating: 5 of 5 stars

"Breakfast at Tiffany’s (Boneca de Luxo)" conta uma história de amizade entre dois vizinhos: um aspirante a escritor e uma aspirante a atriz (Holly, uma verdadeira “boneca” que não deixa indiferentes aqueles com quem se cruza).

O narrador é o vizinho de Holly, uma mulher meio tresloucada, ingénua, inconsequente, sedutora, deslumbrante, espirituosa, vulnerável, e cuja conduta, por vezes, pode roçar o reprovável. Não é clara a localização da fronteira entre a sua ingenuidade e a sua intencionalidade em criar, perante os homens que a assediam, uma imagem que a envolva, esconda e proteja. No entanto, Truman Capote leva o leitor a não julgar a protagonista, “preferindo” antes que este a compreenda.

A ação decorre em Nova Iorque, que Truman Capote descreve com a extrema simplicidade e objetividade. Não há palavras a mais, nem descrições em excesso. As personagens são bem construídas e a escrita é limpa e sem floreados (mas com muitos recursos estilísticos que espelham a genialidade literária do autor).

Foi o segundo livro que li de T. Capote e já tenho outros à espera, na prateleira. É um bom exemplo de como poucas páginas (118) são suficientes para contar uma boa história.
O livro pode ser lido de uma assentada, vontade não faltará. Não ficará a perder, caso o faça, dado o brilhantismo e o ritmo da escrita/narração da própria ação.

Conclusão: Truman Capote é um GRANDE escritor!

View all my reviews

Sem comentários: