07/08/16

"A Última Palavra" - Hanif Kureishi


A Última PalavraMy rating: 4 of 5 stars

Mamoon é um famoso escritor indiano que vive em Inglaterra. Com mais de 70 anos, a sua reputação não está no melhor momento: as vendas de seus livros decaíram e sua nova mulher, Liana, tem gostos um tanto extravagantes, que tornam a vida do casal financeiramente insustentável.

Harry, jovem e ambicioso escritor, é contratado para traçar uma biografia que salve a carreira - e, sobretudo, a conta bancária - de Mamoon. Como admirador do autor, quer fazer um bom trabalho e tenta descobrir / retratar o homem por detrás do seu herói literário.

Rob, o editor da biografia, espera um livro polémico, com intrigas pessoais que gerem manchetes escandalizantes e levem Mamoon de volta à ribalta (e às vendas!).

Para levar a cabo a sua tarefa, Harry passa largas temporadas na casa de Mamoon, no campo, e terá de empenhar todo o seu poder de persuasão para entender a constelação de personagens da vida surreal de Mamoon. Os dois autores entrarão num embate pela última palavra, que será também o “debate entre a impetuosidade da juventude e as fragilidades da velhice”.

"Romance com reflexões sagazes e contundentes sobre o ofício literário, o mundo editorial e a construção de uma biografia."

View all my reviews

Sem comentários: