17/07/16

Um Cisne Selvagem e Outros Contos - Michael Cunningham

Um Cisne Selvagem e outros contos
My rating: 4 of 5 stars

O autor de As Horas e Uma Casa no Fim do Mundo escreveu esta coletânea de contos que são reinvenções de contos tradicionais transformados em fábulas com um aroma de modernidade.
À medida que vamos lendo as estórias, vamos reconhecendo as personagens e a fantasia que conhecemos na infância: a Bela Adormecida, a Bela e o Monstro, João e o Pé de Feijão, o Soldadinho de Chumbo, os anões e as bruxas. Porém, se nos clássicos as estruturas narrativas são estanques (e os bons perfeitamente distinguíveis dos maus, tal como os finais sempre felizes), nestas recriações de Cunningham há sempre surpresas - incluindo, a fechar, um único final feliz, o mais bizarro porque destoa do tom dominante, sombrio e quase realista dos outros contos.

Como escreveu o Independent, na maioria destas versões não há grandes conclusões nem soluções mágicas que tudo curam. De certa forma, o que Cunningham faz nestas histórias que quase sempre encerram uma lição moral (embora nunca uma moral redentora, mas com frequência uma moral amarga e até relativamente “amoral”) é dar-lhes uma coloração mais lúcida e realista, ou seja, mais pessimista e também mais verdadeira, subvertendo o clássico remate “e viveram felizes para sempre”, na consciência de que a vida é difícil e todos, sem exceção, têm as suas “dívidas cármicas” (digamos assim) para saldar e resolver, não estando ninguém na verdade autorizado a pensar que tem o direito a ter uma vida simples e fácil.

É a originalidade na maneira de recontar as histórias (ou de as continuar, como sucede com Branca de Neve, que se entedia com o seu príncipe fetichista) que faz da leitura uma experiência divertida e estimulante - seja quando o autor se centra nos heróis, seja quando explora as razões e emoções de um vilão. Aqui, todos são simplesmente humanos - até a bruxa da Casinha de Doces -, cujas vidas difíceis (tramadas, como as nossas) quase justificam as suas maldades.

E há, ainda, as ilustrações de Yuko Shimizu.

5* para imaginação do autor e para a sua mestria literária.

View all my reviews

Sem comentários: