21/07/16

Cidades da Noite Vermelha - William S. Burroughs



Cidades da Noite Vermelha

Cidades da Noite Vermelha é um romance que mistura, numa linguagem direta, visceral e crua, temas tão polémicos (e recorrentes no autor) como sexo, drogas, exploração sexual, violência.

Neste livro cruzam-se duas estórias: uma, passada no séc. XVIII,  que narra a viagem de navio que leva os seus tripulantes a um novo mundo, regido pelos “Artigos” de James Mission (que antecederam em 100 anos os princípios da Revolução Francesa). A outra decorre no séc. XX, quando um detetive privado tenta descobrir o que está por detrás da morte de um jovem assassinado.

No entanto, o livro é constituído por outras estórias e outras personagens, que surgem numa espécie de zapping narrativo no qual, por vezes, é difícil perceber em que estória estamos.
Não é um livro “com princípio, meio e fim” e com uma sequência lógica. Por vezes, dei por mim a perguntar: “Mas quem é esta personagem? A que história pertence? De onde veio?”.

A escrita de Burroughs é pouco convencional. Ainda que encontremos uma grande criatividade, o facto de não contar uma história linearmente (por contrário, os capítulos que vamos lendo parecem nem sequer ter ligação entre si) só baralha quem tenta desbravar esta escrita densa e, por vezes, sem sentido.

É um livro diferente na estrutura narrativa, pois incorpora "variadíssimos níveis de linguagem e diferentes meios de expressão artística" (vd sinopse).

Para se ler com tempo e com concentração.

My rating: 4 of 5 stars

View all my reviews

Sem comentários: