01/10/11

Hoje, dia 1 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Música

Desde 1975 que se comemora, a 1 de outubro, o Dia Mundial da Música. A data foi oficializada pelo International Music Council (IMC), uma organização não governamental que conta com o apoio da UNESCO. Pretendia-se, com esta efeméride, promover os valores de amizade e de paz por intermédio da música

Do grego “Mousikê”, etimologicamente, a palavra música significa “arte das musas”, inspiração para todas as manifestações mitológicas e de cultura grega. Alguns estudos indicam que a música surgiu na Era Paleolítica e teve como ponto de partida a observação de sons da natureza. Desde a antiguidade, a música marca a história do homem, devido à sua presença constante em múltiplas atividades humanas, desde rituais religiosos até festivais profanos. Desde sempre, a música acompanhou a literatura: na Grécia Antiga, a poesia era era acompanhada por uma lira (daí ter ficado a designação "texto lírico"); no período medieval, as cantigas possuíam ritmos marcados por instrumentos, além do próprio canto do trovador. Hoje, popularmente, a música assume diversas novas funções, chegando a ser uma das terapias alternativas da psicologia e ainda objeto de estudo de muitos pesquisadores.

Considerada uma forma de arte, a música é normalmente subdividida em géneros e subgéneros, que vão desde a música erudita (conhecida como música clássica - forma considerada, pelos clássicos, como a representação perfeita da Inteligência humana), até à música religiosa, ao folclore (world music) e à música popular (rock, pop, punk, jazz, metal, hip-hop ou, mais recentemente, o techno, com todos os seus inúmero subgéneros: house, drum'n'bass, trance, electro-jazz, chill-out...)

A Música pode também ser entendida como manifestação dos sentimentos da alma, constituindo uma manifestação estética concreta da linguagem emocional.
Seja qual for o sentido que se lhe dê ou a perspetiva com que se seja analisada, a música é, sem dúvida, uma forma de arte bastante popular que nos acompanha em quase todos os momentos da nossa vida. Afinal, quem não gosta de música?

Assim sendo, Viva a Música! Sem ela, certamente os nossos dias não seriam os mesmos!


Sem comentários: