24/08/10

Boom Festival: uma espécie de diário, em vídeo

 
O Boom Festival é um festival bienal de cultura independente e de expressão artística que se realiza em Portugal, durante a Lua cheia de Agosto, desde 1997.

A sua programação inclui artes performativas, música, multimédia, pintura, bioconstrução, cinema, conferências, workshops, instalações... todo um conjunto de actividades que fazem deste um evento multidisciplinar singular e único, em Portugal e na Europa.
A par da riqueza da oferta artística, o Boom distingue-se por ser um dos festivais mais interculturais do mundo, pois a ele acorrem pessoas de todo o planeta - em 2008 estiveram presentes mais de 20.000 pessoas de 80 nacionalidades diferentes.

O Boom Festival é o único que vive apenas das receitas de bilheteira, bares e alugueres de espaço, sem qualquer poluição visual resultante da presença de patrocinadores. A particularidade do certame passa também pelo pioneirismo nas preocupações ecológicas: paralelamente, o Boom desenvolve projectos na área da sustentabilidade, ao nível da energia, do tratamento de resíduos e da água, o que lhe valeu, este ano, o convite da ONU para fazer parte do projecto United Nations Music & Environment Stakeholder Initiative, projecto com vista a promover a consciência ambiental junto do grande público
O Boom é um festival único no mundo. A par da consciência ecológica, é um espaço de criação artística e de vivência intercultural norteadas por uma ética independente, celebra-se a liberdade e a natureza, festeja-se a arte.
Estive presente nas duas primeiras edições deste festival. Pessoalmente, alegra-me imenso ver que um grupo cada vez maior de pessoas se junta, durante uma semana, para viver à margem de uma sociedade cada vez mais materialista e consumista, respeitando a Natureza e vivendo em harmonia com ela, com os outros e com a parte mais espiritual que há dentro de cada um... e há ainda a música, o elo de ligação de tudo isto: a música trance, electrónica, uma manifestação artística desta nova geração humana que se pretende (re)ligar à natureza e a práticas ancestrais de tribalismo e que, ao mesmo tempo, está também muito ligada  às tecnologias (afinal, vivemos rodeados por computadores!)

Para aqueles que, como eu, se sentem identificados com esta ideologia, aqui fica uma espécie de resumo diário do Boom Festival de 2010, feita com os vídeos que a organização disponibiliza na BoomWebTv, o seu canal do YouTube:



























Sem comentários: